-
Arquitetos: UND Design Office
- Área: 170 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Xiaole Chen
Descrição enviada pela equipe de projeto. A primeira casa de chá da Heytea Puning está localizada em Chaoshan Plain, onde a cultura local do chá é rica. As pessoas que bebem chá podem ser vistas em todas as ruas e becos de Chaoshan. Um bule, uma folha de chá e uma colher já bastam para que seus moradores se sentem no chão e acendam o fogo. Talvez seja por causa dessa maneira conveniente e confortável de beber chá que ele é profundamente amado pela população local.
Esse tipo de atmosfera, onde se senta no chão para tomar chá, remete à cena na qual os sete sábios se reúnem para falar sobre o taoísmo na floresta de bambu. Dessa forma, combina-se a altura elevada do local com bambus e rochas para criar uma concepção artística tradicional. As rochas cercam o espaço e o bambu o atravessa para expressar a inspiração chinesa.
O que pretendemos criar não é apenas uma loja e casa de chá, mas uma paisagem. Portanto, toda a fachada é coberta com vidro transparente, o que torna a visão interna e externa mais transparente e conectada.
Aproveitando o grande pé-direito da sala, foi criada uma viga falsa que, combinada com a textura da parede, gerou uma visão profunda e imponente do vale. Traduzidos com técnicas modernas, bambuzais abstratos inseridos no topo da viga aprimoram a experiência imersiva com escalas exageradas.
O padrão exagerado da floresta de bambu rompe a forma original do espaço, desfoca a sua interface e, com ajuda da luz suave e quente da lâmpada, os clientes se sentem como se estivessem no vale da floresta, tomando chá nas montanhas. Nesse momento percebe-se como a antiga e a moderna cultura do chá são unificadas.
A área de estar e refeições é feita com tijolos empilhados, adicionando algumas plantas e materiais naturais para restaurar ao máximo a sensação de estar ao ar livre. Os clientes sentam-se diretamente na mesa de tijolos. Esta prática simples enaltece a experiência de se sentar no solo natural do vale, materializando e reunindo as práticas antigas e modernas.